Neste episódio analisamos o conceito da divisão diferenciando a ideia de repartir quantidades com a ideia de distribuir quantidades iguais.
Um segundo conceito envolve a ideia de estimar quantas vezes uma quantia cabe dentro de outra. Estas ideias serão discutidas separadamente e abordadas em situações-problema.
Em seguida, nomeamos os termos da operação e a partir do valor do resto, identificamos divisões exatas e não exatas.
Para realizar as operações, sugerimos o uso do Material Dourado, a decomposição dos números em suas ordens e o uso do cubaritmo, ou de uma adaptação deste importante recurso, por favorecer a compreensão e registro dos passos na realização das operações e, inclusive, na percepção da relação entre dividir e multiplicar.
Relacionamos a divisão com a multiplicação e demos ênfase ao uso dos quadros de tabuadas para facilitar e agilizar a resolução das divisões.
Retomamos a multiplicação por 10, 100, 1000... ao analisar situações cujos dividendos são múltiplos de 10,100, 1000... e o uso de procedimentos de cálculo mental.
Algumas atividades pretendem levar o ouvinte a identificar, antes de efetuar a operação, por quantos algarismos será formado o quociente.
Parte 4
Identificar as ordens que compõem o quociente.
Entendemos que prever quantas ordens terá o resultado da divisão, o seu quociente, é um fator que orienta a resolução. Aprendemos aqui que uma boa “conversa com a conta” pode ser de grande ajuda.
Olá, deixe seu comentário para Episódio 06 - Divisão entre números naturais Parte 4