Episódio 29 - Volume de cubos e de blocos retangulares Parte 2

Relação entre volume e capacidade

quarta, 27 de janeiro de 2021 14:05 min.utos Matemática para deficientes visuais

Sugerimos o manuseio do cubo que representa a unidade de milhar do Material Dourado com o objetivo de identificar suas dimensões, comprimento (10 cm), largura (10cm) e altura (10 cm). Considerando a placa da centena como a área da base, o cubo do milhar seria composto por 10 placas iguais, apresentando assim 1000 unidades de volume, ou seja, 1000 centímetros cúbicos.

Deduzimos assim a fórmula V = c.l.a para determinar o volume de blocos
retangulares, considerando c.l = área da base e a=altura.

No caso do cubo, sendo as dimensões iguais, teremos Episódio 29 - Volume de cubos e de blocos retangulares Parte 2.

Calculando e comparando os volumes de cubos de 1cm de aresta com volumes de cubos de 10 mm de aresta, estabelecemos o 1000 como fator que transforma uma unidade de volume na unidade de seu submúltiplo seguinte.

Na segunda parte, através do relato de uma experiência, estabelecemos a relação entre volume e capacidade.

Parte 2

Vamos imaginar uma pequena caixa cúbica medindo 1dm de aresta, como um aquário de vidro. Esse cubo com volume Episódio 29 - Volume de cubos e de blocos retangulares Parte 2 pode ser preenchido com 1 litro de água.

Dessa forma, estabelecemos uma relação entre o volume do recipiente e a sua capacidade.

Estabelecemos também a relação entre Episódio 29 - Volume de cubos e de blocos retangulares Parte 2

Realizamos algumas atividades.



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